Topo

Informações do Rio Itapecuru


 

 

Nome do Rio: Itapecuru
Bacia: Do Nordeste
Administração: AHINOR
Extensão Total: Aproximadamente 897 km
Trechos Navegáveis: Somente em parte do alto itapecuru e nos trechos médio e baixo do rio, compreendido entre a sua “Foz na Baia de São José à Cidade de Mirador 640”.
Extensão Navegável: -
Profundidade Mínima: A profundidade mínima é de 1,00 metros.
Profundidade Máxima: -
Classificação de Embarcações: A navegação no Rio Itapecuru, atualmente é praticada por embarcações de madeira, autopropelidas (Lanchas), com capacidade de carga variando entre 2,5 a 6 toneladas.
Principais cargas movimentadas: Transporte de Carga Geral (Arroz, Milho, Feijão, Babaçu, Madeira, Mandioca, Farinha de Mandioca, Gêneros Diversos para abastecimento das populações ribeirinhas, etc.) e Passageiros entre as cidades e os diversos povoados ao longo da via.
Principais pontos de passagem: A conexão com os modais ferroviário e rodoviário poderão ser efetuada nas cidades de Rosário, Itapecuru Mirim, Cantanhede, Pirapemas, Coroatá, Timbiras, Codó, Caxias, através da Estrada de Ferro São Luís – Teresina.
Período de Estiagem: -
Informações Suplementares: Visando garantir um tráfego franco e seguro na Rota Preferencial de Navegação, a AHINOR realiza serviços periódicos na desobstrução do leito, limpeza e conservação das margens, possibilitando redução no tempo de viagem e dos custos de transporte.
Os serviços de manutenção e melhoramentos acima são realizados periódica e anualmente pela AHINOR há cerca de 45 anos corridos, sem que os mesmos causem qualquer dano e/ou agressão a natureza e ao meio ambiente, motivo pelo qual a AHINOR nunca teve nenhum tipo de problema junto à Órgãos Ambientais.
Ano do Levantamento: 2006
Fonte: Administração das Hidrovias do Nordeste - AHINOR / Companhia Docas do Maranhão - CODOMAR